Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Bad Boys?

Estava passeando hoje pela cidade quando ouvi um grupo de pessoas comentando sobre a polícia de São Paulo. Eram opiniões diversas, um dizia que a polícia servia somente para encher o saco das pessoas; outro dizia que ela estava la para manter a ordem; outro ainda alegava que a policia nada tinha a ver com a ordem e sim deve prender ladrões; e uma garota dizia que muitas vezes a polícia era muito ignorante na abordagem, abusava do poder e agira de forma ignorante quando civis tentavam se informar.



Bom, estava refletindo sobre o tema e cheguei a seguinte conclusão: Os policiais sofrem diariamente risco de vida, passam por treinamento adequado para poder abordar os suspeitos em perder a vida, são muito mal remunerados. Não sei se é de conhecimento geral o dever da polícia: Proteger e servir. Seu lema é: Lealdade e Constância.



A polícia para o cidadão deve ser amiga, é com eles que você deve contar quando estiver em perigo. ''Ah NADA A VÊ MEU, A POLICIA BATE ''NIN'' NÓIS E FICA ENCARANDO AGENTE E ABUSA DO PODER.'' Bom, você já parou para pensar no serviço que eles prestam para você poder andar nas ruas? Já pensou em dar bom dia para os policiais bem como para os funcionários? Pro motorista, pro cobrador, pra moça da venda da esquina? Perguntou sobre o trabalho dos policiais? Experimentou respeitar eles?



Concordo com o fato de que existem policiais que abusam realmente do poder deles e, para evitar isso, existe a corregedoria da PM. Quando é acionada a corregedoria, iniciam-se trabalhos sigilosos para prender os policiais que abusam do poder, roubam, ou coisas do gênero. E eles são presos quando o processo já o permite. Os policiais da coregedoria recebem muito bem para não serem ''comprados''.A população do Brasil duvida muito dos órgãos públicos. Um juiz em nome do Ministério Publico, recebe muito dinheiro para também manter a ordem.



Da mesma forma que você, os policiais são humanos, cidadãos preocupados com a cidade, segurança de todos. Quantos perdem a vida em obras de segurança para a população? É muito difícil realmente para um policial receber UMA MISÉRIA e ainda defender quem não os ajuda a receber um salário maior.



Eles devem ser respeitosos em certo nível. Um policial não pode bater em revista exceto em caso de ameaça a própria vida, não pode te negar o direito de ter um advogado presente na delegacia para coletar as informações. Mas VOCÊ como civil deve, obedecer as ordens do policial na hora da abordagem, ser respeitoso sempre chamando os homens e mulheres de ''senhor'' e ''senhora'', auxiliar passando informações de suspeitos, conversar e ser amigo deles, para eles serem seus amigos.



Portanto, o policiais estão lá nas ruas da cidade em seus muitos batalhões, lutam por você, treinam por você e muitos continuam seu treino para se tornarem bombeiros. Existem problemas internos, isto é fato, como em qualquer lugar. E esses ''problemas'' podem acabar por discutir e gerar uma ''guerra civil''. O civil tem que ser respeitoso para também, não irritar o policial em serviço é essencial. Mesmo em bairros mais pobres da cidade existem postos da policia-apesar de amigos reclamaram da ineficiencia deles ou abuso do poder- se eles não cumprem com o dever ligue para o Ministério Publico e reclame, mas ACIMA DE TUDO auxilie os trabalhadores fardados. Você não sabe se são ignorantes porque estão infelizes. Tente ajuda-los veja o que eles precisam.



Uma ideia boa para diminuir problemas entre a sociedade e a policia é:  criação de uma ''base comunitária junior'' para a policia. Esta ''base comunitaria'' não é igual a das ruas mas, sim, uma em que os moradores conseguem um prédio em um ponto estratégico, montam uma base de coleta de informações, fazem reuniões decidem o futuro na área da segurança e preparam seu bairro. É muito trabalhoso, fato, mas é uma forma de manter alianças e auxiliar a cidade e ao seu país. Quanto mais ''bases comunitárias junior'' existirem,  menos áreas com perigo para a policia se empenhar e mais felicidade a todos.



Não podemos somente sentar e reclamar, temos que agir. E agir de forma certa e respeitosa a todos.
Bom meus queridos, é isso.
Ryu

Nenhum comentário:

Postar um comentário